11 95955-1148 (Tim)
11 97152-4880 (Vivo)
Internação
A dependência química e o alcoolismo são progressivos. Chegam há um ponto onde o indivíduo não consegue mais parar sozinho, por mais que queira e se esforce. Muitas vezes esta pessoa já tentou outras formas de tratamento, mas acabou voltando ao uso. Isto não é simplesmente porque ela não quer ou não tenha “força de vontade”, mas sim pelo fato de se tratar de uma doença e não de uma deficiência moral.
Ficar limpo tem que vir em primeiro lugar. Nosso programa é de abstinência total, com exceção do cigarro, café e medicamentos receitados por um médico.
Quando necessário o paciente é encaminhado para o psiquiatra, que irá avaliar a existência de comorbidades que devem ser tratadas junto a dependência química e a necessidade de tomar medicamentos para a desintoxicação, ansiedade e sono irregular, bem como a melhora do quadro como um todo.
1. Abstinência, o tempo que o indivíduo leva na desintoxicação:
Com o uso, ou não de medicamentos. A desintoxicação leva cerca de 60 (sessenta) dias, para que o acolhido comece a pensar com mais clareza, saindo da compulsão (que é a parte física da doença) que faz com que a pessoa perca a noção e tome atitudes impulsivas e impensadas.
2. O tempo que o cérebro demora para desabituar do uso da droga e comportamentos de “ativa”:
A dependência psicológica da substância e quanto tempo ele leva para recuperar a estrutura de pensamento que perdeu por causa do uso e criar novos hábitos (saudáveis e de recuperação) e passar a apreciar e valorizar a vida sem o uso de alteradores de ânimo ou humor.
3. O processo de conscientização:
Do funcionamento da doença e comportamentos impulsivos, compulsivos e obsessivos, bem como “gatilhos” que levam ao uso (trata-se de conhecer o inimigo). Feito isso, o paciente começa um trabalho de autoconhecimento profundo para identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. E simultaneamente a tudo isso pratica o Programa de Recuperação que engloba: Espiritualidade, Os Doze Passos de Narcóticos Anônimos; TRE (Terapia Racional Emotiva); PNL (Programação Neurolinguística); Provas dos Passos e Avaliações Pessoais, SPH (Só por Hoje), Psicologia/Musicoterapia em grupo, reuniões de partilha, vídeoterapia, meditação e gincana de conhecimento.
Informações adicionais:
Incentivamos que seja feito o Passo 4 (que é o inventário pessoal), que será uma importante fonte de autoconhecimento. Feito este passo vamos para o Passo 5 (que é a leitura do 4º Passo) com duas pessoas qualificadas para dar um feedback adequado e resignificar situações traumáticas da vida do acolhido.
O tempo de internação para aqueles que já passaram por um processo de internação e conhecem o programa de doze passos é de 3 (três) meses de permanência (sem ressocialização), todavia como o Programa de Tratamento é personalizado e varia de indivíduo para indivíduo, este tempo pode variar.
Já os que estão tendo o primeiro contato com internação ou processo de recuperação o tempo estimado é de 4 (quatro) meses (que também pode variar de acordo com o Plano de Tratamento Individual).
Marque uma entrevista e venha conhecer o nosso trabalho pessoalmente e converse com um de nossos responsáveis.
Pequenos passos, mais muitos deles, alcançam grandes objetivos.