Você tem noção do quanto precisa controlar a vida, as relações, o trabalho, a família para sentir segurança. Da onde vem essa necessidade de controlar?
O medo do futuro, de não conseguir saber se ficará tudo bem ou se dará tudo certo é um fator que contribui para que o controle ocupe grande parte de nossas vidas.
Controlar até pode dar uma sensação de bem-estar, de que tudo está em ordem. Então por que precisamos vivenciar a ordem? A reposta novamente será segurança e junto com ela acompanha o bem-estar e tranquilidade. Podemos ficar inquietos, receosos e ansiosos caso a insegurança se torne um elemento muito constante e atuante no dia a dia.
Acontece que como é uma sensação, pode ser uma grande ilusão. O controle da vida e de outras instâncias não garante necessariamente o sucesso, seja ele no âmbito financeiro, da saúde, da qualidade nas relações afetivas, do trabalho e etc.
A necessidade de controlar pode variar de intensidade e frequência nas pessoas. As que tiveram boas experiências emocionais no passado, provavelmente não precisarão utilizar esse recurso para passar pela vida. Conseguirão lidar com o incerto e com o caos de maneira construtiva e criativa. Mesmo que sintam medo, conseguirão encontrar outros elementos dentro de si para lidar com os obstáculos e emoções e sentimentos de forma a superá-los. Conseguirão enfrentar desafios com menos sofrimento.
(Por Cristina Ciola)