Você vai ler a seguir o depoimento de um ex-paciente que publicou sua experiência real em uma destas “instituições” que dizem tratar o paciente.
Com a palavra “O PACIENTE “
Eu estou aqui nesta clínica que prega recuperação e vejo maus tratos, jargões que são usados o tempo todo para generalizar tudo e colocar todos no mesmo contexto.
Vejo shows de atores que usam máscaras para esconder que estão sendo explorados, que sofrem uma rotina de semiescravidão, pessoas que falam de recuperação, mas se permitem ficar 24h em um lugar e deixam de viver as suas próprias vidas, ficam adoecidas e não aceitam ajuda. Vejo “profissionais” (entre aspas) que entram e saem constantemente com alta rotatividade, estes muitas vezes roubam nossas coisas no guarda volume, trocam nossas coisas por outras inferiores, se dopam com medicações dos pacientes, nos tratam com gírias e arrogância, vivem recaindo e voltando a trabalhar, fazem pressão psicológica, nos dopam, nos amarram, etc…
A minha família precisa de ajuda e aqui eles continuam esta novela de faz de conta e dizem que eu não quero nada com nada, que quero ir embora só para usar mais, e que eu vou dizer que sofro maus tratos, mentindo e a manipulando. Ela não é assistida individualmente e não recebe ajuda para lidar com a sua codependência e acaba por muitas vezes acreditando em tudo que eles dizem, manipulando a família para obter sempre mais.
Nos dizem com jargões que não temos que falar nada e só abaixarmos a cabeça e aceitarmos tudo como normal e dentro da recuperação individual.
Onde está a recuperação de um dono de clínica que monta um sistema onde explora profissionais, não os trata, não os paga bem, faz pressão neles, os deixa 24h aqui por 10 dias seguidos, enche os nossos pratos com comida de má qualidade, nos trata mal, nos oprime e nos humilha, etc….
Quero um lugar que tenha saúde para me tratar, quero um lugar que remonte em meu ser o que é amar e ser amado, quero um lugar onde existam bons profissionais que são valorizados e que tratem a minha família e a mim de maneira humanizada e individual.
Eu vim aqui para aprender uma nova maneira de viver. Eu não estou aqui para sofrer, para assim dar valor na vida. Aqui deveria ser uma porta de saída do verdadeiro sofrimento que era a ADICÇÃO ATIVA. Eu quero aprender o que é realmente RECUPERAÇÃO!
Relato real – anônimo.
Este é o relato impressionante de alguém que realmente quer mudar, mas não estão lhe sendo dadas condições para tal. Fica o alerta para a família, antes de internar seu ente querido, visite a instituição antes, conheça o lugar e principalmente, fale com os internos em particular para saber a verdadeira realidade. Não o que a equipe, coordenação e diretoria falam, pois eles sabem manipular muito bem a família e se aproveitar da fragilidade e vulnerabilidade que esta se encontra.
A família também deve frequentar Nar-Anon, Al-anon e Amor-Exigente para poder ajudar melhor esta pessoa.
Photo by LoboStudio Hamburg on Unsplash