O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. O Psicólogo Celso Jardim Dantas ministrou nesta terça-feira (27/03/2018) uma palestra sobre o tema.
A palestra sobre Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) aconteceu no Rotary Club da Vila Formosa. Nela estavam presentes membros do Rotary Club, de Grupos de Coral e integrantes do Instituto Casa Dia São Paulo. O tema foi abordado pelo Maestro e Psicólogo Celso Jardim Dantas.
O que caracteriza TAG?
Segundo a Wikipedia:
Caracteriza-se por um estado de ansiedade excessiva persistente que não depende do contexto e é desproporcional aos fatos que ocorrem na maior parte dos dias por um período de pelo menos 6 meses. O transtorno é diagnosticado segundo os critérios do DSM-IV.[2]
Essa preocupação excessiva interfere na vida de quem sofre da doença em diversas atividades (como profissional, social e acadêmica), antecipam desastres e estão superpreocupadas com questões da vida, como saúde, dinheiro, morte, problemas de família, problemas sociais, etc.
Além da ansiedade na maior parte dos dias por 6 meses prejudicando múltiplas atividades, o DSM-IV exige 3 ou mais dentre os seguintes sintomas para o diagnóstico em adultos ou apenas mais de um no caso de crianças[3]:
- Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele;
- Fadiga;
- Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente;
- Irritabilidade;
- Tensão muscular;
- Perturbação do sono (dificuldades em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).
Queixas comuns estão relacionadas com o medo de eventos desastrosos ocorram com entes queridos, com responsabilidades ocupacionais, preocupação com a saúde e por antecipação de eventos desprazerosos como consultas médicas e consertar o carro.[3]
Para ser diagnosticado a perturbação não pode ser devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (abuso de drogas, medicamento) ou de uma condição médica geral (como hipertiroidismo).
O diagnóstico de TAG só pode ser dado por um Médico Psiquiatra, que é a autoridade nesta área.
O tratamento pode ser diferente de pessoa para pessoa de modo a adaptar-se à sua situação e à extensão dos seus sintomas. A comunicação verbal e não verbal do paciente com o terapeuta é muito importante para definir as possíveis opções de tratamento. Deve haver um acompanhamento regular.
Segundo o Psicólogo Celso Jardim Dantas, trata-se de uma doença primária, que acarreta uma série de outros problemas de saúde, e se não for tratada, os demais efeitos negativos serão tratados paliativamente, pois ressurgirão se a TAG não for tratada.
Nós do Instituto Casa Dia São Paulo agradecemos pelo convite e por termos participado deste evento.
Texto: Fábio Tabone FONTES: Palestra e Wikipedia