Neste vídeo, o Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira, comenta o resultado de amplo estudo sobre o impacto do uso continuado de maconha na adolescência, que pode levar à depressão e ao suicídio. Professor Titular de Psiquiatria da EPM/Unifesp e diretor da UNIAD, o especialista é uma das principais autoridades da área de dependência química no País.
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
A cannabis é a droga de abuso mais utilizada pelos adolescentes no mundo. Embora o impacto do consumo de cannabis por adolescentes no desenvolvimento da psicose tenha sido investigado em profundidade, pouco se sabe sobre o impacto do consumo de cannabis no humor e na probabilidade de suicídio na idade adulta jovem.
OBJETIVO
Fornecer uma estimativa resumida de até que ponto o consumo de cannabis durante a adolescência está associado ao risco de desenvolver depressão, ansiedade e comportamento suicida subsequentes.
SELEÇÃO DE ESTUDO
Estudos longitudinais e prospectivos, avaliando o uso de cannabis em adolescentes menores de 18 anos (pelo menos 1 ponto de avaliação) e, em seguida, determinar o desenvolvimento de depressão na idade adulta jovem (18 a 32 anos) foram selecionados e ímpares com relação ou ajustados para a presença de depressão basal e / ou ansiedade e / ou suicídio foram extraídos.
EXTRAÇÃO DE DADOS E SÍNTESE
A qualidade do estudo foi avaliada usando o banco de itens do Research Triangle Institute sobre risco de viés e precisão de estudos observacionais. Dois revisores conduziram todos os estágios de revisão de forma independente. Os dados selecionados foram agrupados usando meta-análise de efeitos aleatórios.
PRINCIPAIS RESULTADOS E MEDIDAS
Foram incluídos os estudos que avaliam o consumo de cannabis e a depressão em diferentes pontos, desde a adolescência até a idade adulta jovem e relato correspondente. Nos estudos selecionados, a depressão foi diagnosticada de acordo com a terceira ou quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ou por meio de escalas com pontos de corte predeterminados.
RESULTADOS
Após a triagem de 3.142 artigos, 269 artigos foram selecionados para revisão do texto completo, 35 foram selecionados para revisão adicional, e 11 estudos compreendendo 23.317 indivíduos foram incluídos na análise quantitativa. A probabilidade de desenvolver depressão para usuários de cannabis na idade adulta jovem em comparação com não usuários foi de 37% maior. Para ansiedade não foi estatisticamente significativa: 18%. Para ideação suicida foi de 50% maior, e para tentativa de suicídio foi de 346% (3,46 vezes maiores as chances de tentativa de suicídio do que os adolescentes que não usaram a cannabis).
CONCLUSÕES E RELEVÂNCIA
Embora o risco em nível individual permaneça de moderado a baixo e os resultados deste estudo devam ser confirmados em futuros estudos prospectivos adequadamente fundamentados, a alta prevalência de adolescentes consumindo cannabis gera um grande número de jovens que podem desenvolver depressão e tendências suicidas por conta da cannabis. Este é um importante problema de saúde pública e preocupação, que deve ser devidamente abordado pela política de saúde.
JAMA Psiquiatria
doi: 10.1001 / jamapsychiatry.2018.4500
Publicado online em 13 de fevereiro de 2019.
https://uniad.org.br/images/2019/jamapsychiatry_gobbi_2019_oi_1801141.pdf