Homem andando de bicicleta sozinho na praia

Filosofia de Recuperação

Estou aqui porque, finalmente, não há mais como me refugiar de mim mesmo; Até que me confronte nos olhos e no coração do outro, estarei fugindo.

Até que sofra a dor de partilhar meus segredos, não me libertarei deles; Temeroso de ser conhecido, não poderei me conhecer, nem aos outros. Estarei só.

Onde, senão em meu companheiro, poderei encontrar este espelho? Aqui, juntos, posso finalmente conhecer-me por inteiro; não como gigante que sonho ser nem tampouco o anão de meus temores; mas como alguém parte de um todo, compartilhando seus propósitos.

Neste solo poderei criar raízes e crescer; Não mais isolado como na morte,
mas vivo para mim e para os outros. (DayTop).

Você pode estar se sentindo assustado e sem esperança; Você pode pensar que se trata de apenas mais uma opção dentre outras coisas que você já tentou; Pode até achar que não vai funcionar, ou que pode funcionar para outra pessoa, mas que provavelmente não para você.

Isso porque você muitas vezes pensa e sente que é diferente das outras pessoas.

Um dia nos sentimos exatamente igual a você, mas descobrimos que estávamos errados. Todos nós estávamos com medo de abrir mão de algo que tinha se tornado importante em nossas vidas. É um alívio saber que tudo que se precisa é “o desejo de parar de usar”.

Esta é a filosofia rumo ao auto-conhecimento.
O auto-conhecimento é a chave para uma recuperação saudável e o alicerce para esta dura e longa jornada de constante busca.

O fato de estamos entre nossos iguais nos ajuda a nos descobrirmos, partilharmos e fazermos parte de um grupo em que nos sentimos integrantes e participantes.

Cair nas garras do álcool ou outras drogas pode acontecer a qualquer um. Alguns de nós usavam drogas porque gostavam, enquanto outros usavam para reprimir os sentimentos que tinham. Outros sofriam de doenças físicas ou mentais e ficaram escravos (adictos) à medicação prescrita durante o tratamento.

Alguns de nós se juntavam de vez em quando à turma que usava drogas, só por estar na moda, e mais tarde descobriram que não podiam parar. Se a vida se tornou incontrolável e você quer viver sem a necessidade de usar drogas, junte-se a nós. Descobrimos uma maneira de viver limpos.

Aqui são dadas ferramentas e um caminho novo, para a pessoa experimentar uma vida de sobriedade, que os anos de uso de bebida e outras drogas obscureçam. O tripé desta filosofia está baseado em: Oração, Trabalho e Diciplina.

 

Fontes: DayTop, Narcóticos Anônimos
 e Instituto Casa Dia São Paulo.

Posts Recentes

Passo Três, Oração e Prática

“Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós o compreendíamos.” A maioria das pessoas em recuperação tem dificuldades

Read More »