— Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons.
Mateus 9:13 (NTLH)
Muitas vezes achamos que devemos amar e ser bons apenas com as pessoas que nos amam, amigos, família, enfim, aquelas pessoas que são boas e fazem o bem. Mas a maior parte das pessoas, com sede de “justiça”, querem que aqueles que de alguma forma fazem o que é errado ou o que consideramos mal, sejam punidos, que merecem nosso desprezo. Mas foi o próprio Jesus quem disse que veio para os doentes e pecadores.
Só podemos dar aquilo que temos. às vezes não conhecemos a história de vida das pessoas e não compreendemos o porque de suas atitudes. Muitas dessas “más” pessoas sofreram abuso físico e psicológico em sua infância, passaram por situações de abandono. Mesmo assim “nada justifica”, mas com um olhar piedoso perceberemos que essas pessoas são as que mais precisam de nosso amor e compreensão. Não é uma tarefa fácil, mas é bom que a misericórdia seja parte de nosso ser. Somente com amor é que podemos realmente ser diferentes.
— Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam.
Lucas 6:32 (NTLH)
Vamos refletir sobre isso.
Fábio Tabone — Janeiro 2019