História da cocaína e crack, do luxo ao lixo.
Este vídeo faz parte de uma série chamada: “As Drogas do Mundo Contemporâneo”, que você encontra no site CPFL Cultura. Este vídeo esta no Youtube no Canal Café Filosófico CPFL, e seu conteúdo traz o ponto de vista do Neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha. Trata-se de um excelente documentário que aborda o conteúdo histórico da cocaína e do crack, desde a folha até a forma que conhecemos hoje.
Fala também sobre a ação da cocaína no cérebro e como seu uso pode se tornar dependência e como pôde começar a ser melhor estudado a partir da década de 80/90, chamada de “Década do Cérebro” que foi onde os diagnósticos por imagem permitiram o estudo profundo do cérebro.
Vale a pena assistir.
A cocaína, sempre associada a astros da música, celebridades do cinema, modelos… até já vendeu imagem de glamour. Mas não há como ignorar que a cocaína e o crack (seu derivado), são responsáveis por cenas das mais degradantes do ser humano. Se por muito tempo a coca sobreviveu como remédio para as tristezas da alma e indisposições do corpo, a partir dos anos de 1980 o consumo crescente começou a preocupar, o vício e as mortes por overdose viraram recorrentes. Hoje, a neurociência explica os mecanismos do vício, mas nós ainda buscamos formas para tratar os dependentes. Neste Café Filosófico, o neuropsicólogo Paulo Cunha fala do crescimento do uso do crack e da cocaína e das alternativas de tratamento pra os usuários.